sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Resenha do Filme Show de Truman



Show de Truman

O Show da Vida!


Tema Central:

Principais personagens da história:
Jim Carrey – Truman Burbank
Laura Linney – Meryl
Noah Emmerich - Marlon
Christof – Diretor

Interesses dos personagens:
Truman:
Truman é o personagem central da história, ele quer ser explorador, viajando para todos os cantos do mundo, na atualidade ele gostaria de viajar para Fiji, pois é lá que está morando, segundo “seu pai”, a pessoa por quem ele se apaixonou no decorrer do programa.

Meryl:
Atual esposa de Truman, seu principal interesse é estritamente profissional, pois tratasse de uma atriz que se passa por esposa fiel. Além disso ele tenta se segurar no estado de lucidez, pois Truman sempre pressiona-a quando está desconfiando de algo.

Marlon:
É o melhor amigo de Truman desde quando ele nasceu, seu interesse também é profissional como ator, mas não tanto quanto o de Meryl, pois existe uma relação mais pessoal com Truman por se conhecerem desde pequenos. Outro interesse é o de esconder a realidade dos olhos de Truman.

Christof:
Diretor geral do programa Show de Truman, seu principal e único interesse é não deixar com que Truman saia do estúdio onde acontece seu programa.

Interesses individuais X Conduta ética

Os interesses individuais são completamente profissionais, pois o programa o Show de Truman é televisionado para todo o mundo 24 horas, já que se trata de um reality show.


Papel da mídia no filme:
A mídia no filme é uma ferramenta muito importante, pra falar a verdade a mídia é o próprio filme, ela tem o papel de mostrar uma vida comum de uma pessoa comum para o mundo inteiro, e o que faz isso ser muito bem aceito pela sociedade é que o programa é controlado de certa forma que tudo da certo na vida de Truman sem ele saber que esta sendo controlado, tornando o programa mais real, isso faz com que as pessoas se espelhem em Truman, pois é uma vida emocionante em um reality show onde todos querem saber até quando Truman não descobre a realidade que esta a sua volta, resumindo com um slogan muito peculiar: “Que fim terá?”. O mais interessante é que por ser um programa transmitido 24 horas, os comerciais acontecem no meio do programa. E isso tem que ser feito o mais sutil possível para que Truman não desconfie de nada.

Filme X Vida real:

Em muitos casos da vida real a mídia suga um indivíduo somente para seu bel-prazer, para seus próprios interesses, é o que ocorre também no filme onde toda uma equipe técnica usa e abusa da imagem de Truman não se importando com sua exposição ao extremo, visando outros fins.


Impressões gerais sobre a história:

A história é bem bolada, os conflitos estão bem encaixados, a trama vai se desenvolvendo em um ritmo muito confortante e misterioso, esse mistério vai se diluindo no decorrer da história, os atores com seus respectivos personagens prendem a atenção do telespectador do começo ao fim. Uma gratificação em especial para Jim Carrey que prova mais uma vez que é considerado um dos maiores atores versáteis de Hollywood, realizando um filme fora do tema de comédia.
O filme é maravilhoso, eu particularmente já assisti umas 20 vezes e recomendo para qualquer pessoa.
Nota:
As pessoas que estão relacionadas com a mídia têm que manter uma pessoa chave em uma determinada situação, mesmo que ela não queira, para ganhar audiência. (Audiência = Dinheiro).

Que Fim Terá???

Liberdade!

Nenhum comentário: